Densidade Demográfica


Conceito de Demografia 
 A Demografia é a ciência que estuda as características das populações humanas e exprime-se geralmente através de valores estatísticos. As características da população estudadas pela demografia são inúmeras e incluem o número de pessoas, a sua distribuição por sexo e escalões etários, a distribuição espacial, a mobilidade, entre muitas outras.
O termo demografia foi criado em 1855 por Achille Guillard, no livro Eléments de statistique humaine ou démographie comparée (Elementos de estatística humana ou demografia comparada), para designar a ciência que trata das condições, movimento. e progresso das populações. A palavra tem hoje significado muito mais amplo, de ciência das populações humanas. A medida expressa pela relação entre a população e a superfície do território, geralmente aplicada a seres humanos, mas também em outros seres vivos (comumente, animais), é geralmente expressa em habitantes por quilómetro quadrado.


Grécia Antiga
 
Os povos indo-europeus - aqueus, jônios ,eólios e dórios - começaram a chegar à Grécia em sucessivas levas, por volta do ano 2000 a.C. . Porém, muito antes da chegada desses povos, a maior ilha grega do mar Egeu - Creta - já era habitada. Nela se desenvolveu uma brilhante civilização: a civilização cretense.
Próximo ao III milênio a.C., a ilha de Creta recebeu alguns povos, provavelmente vindos da Ásia Menor, que constituíram uma importante civilização, a Civilização Cretense. Encontra-se no Mediterrâneo Oriental , perto da Grécia e da Ásia Menor.


População Atual
 
A população grega é de raça branca, embora se encontrem pessoas de pele escura devido à mestiçagem ocorrida durante a dominação turca. Outros grupos étnicos, além da maioria grega, são os macedônios, albaneses, búlgaros, armênios, turcos e ciganos. A língua oficial e mais falada é o grego moderno, que conserva os mesmos caracteres gráficos do grego clássico, mas é sintaticamente mais simples. O tipo de povoamento rural compreende desde pequenas comunidades montanhesas, semelhantes às da Europa central, até as maiores do sul e de Creta, semelhantes às do norte da África. O desenvolvimento econômico e a influência do turismo favorecem o êxodo do campo para a cidade, o que determina uma concentração de mais de dois terços da população nas zonas urbanas. A principal cidade é Atenas, a capital, que com seu porto, o Pireu, constitui a maior concentração demográfica da Grécia e um importante centro industrial e portuário. Seguem-se, em importância, Tessalonica, na Macedônia, e Heracléia (Cândia), em Creta.
Com exceção de Chipre, sul da Albânia e Turquia, não há grupos gregos nos países vizinhos, mas há importantes comunidades gregas no oeste da Europa, na América e na Austrália. Os limitados recursos econômicos da Grécia sempre foram motivo de emigração. Enquanto no período clássico ela se dirigia para o resto do Mediterrâneo, nos tempos modernos se voltou para os Estados Unidos, Canadá, Austrália, Alemanha e Bélgica, embora a crise econômica mundial de 1973 tenha freado a corrente migratória.
Cerca de 98% da população é grega; 1% é de origem turca. Há minorias de eslavos, albaneses e armênios. A Grécia tem uma população de 11 125 milhões de habitantes e uma densidade populacional média de 84 habitantes por Km2, uma das maiores dos países mediterrânicos. Tradicionalmente um país de emigração, o que explica o despovoamento dos campos, estima-se que os gregos que residem fora do país equivalem a 40% da atual população da Grécia, sendo os principais destinos de emigração os EUA, o Canadá, a Alemanha e a Austrália.


                                                               (clique para ampliar)

                                                                   (clique para ampliar)


                                                                   (clique para ampliar)